O futuro dos Compósitos não passa por altos investimentos em equipamentos e P&D ou ações complexas, mas sim por uma mudança de comportamento e visão. Esta mudança de comportamento passa em resgatarmos o “básico” e “o bom conhecimento”. Fazermos nossos produtos de forma correta e que atenda os requisitos na “medida certa”. Durante os últimos anos, a discussão de diversos segmentos, foi apenas preço de produto por produto e não custo total, desempenho e sustentabilidade.
Isto fez com que os materiais, processos, treinamentos e conhecimentos básicos fossem esquecidos. Nos concentramos em comprar matérias primas baratas. Os compósitos possuem muitas variáveis, além da temperatura, pressão e mesmo do tipo de processo e material a ser usado. Os transformadores precisam de um laboratório físico-químico simples, mas eficiente. O que criamos passa por uma matéria chamada química, então temos que ter químicos em nossa estrutura. Para cada aplicação e requisito novo, precisamos caracterizar os materiais e avaliar qual é a melhor formulação e processo em relação aos requisitos e competitividade. Os compósitos a cada dia serão mais procurados em função da leveza, beleza, flexibilidade de design e desempenho, durabilidade e velocidade de desenvolvimento. Entretanto, temos que voltar a olhar para nossas unidades fabris, equipes, parceiros e clientes com mais atenção, carinho e estratégia. Desta forma estaremos comercializando “valor” e não mais “kg” de resina, fibra, núcleo e carga. O momento é de educar, treinar, capacitar e repensar nossa forma de criar, desenvolver e transformar produtos em compósitos.

O futuro dos compósitos passará por:

Materiais e produtos sustentáveis (Pegada de carbono)
Economia Circular (Logística reversa, aterro zero, energia limpa e etc.)
Gestão de valor (Governança, Propósito e Desenvolvimento de pessoas)
Desenvolvimento em novos nichos e soluções (construir e não destruir)
Educação do mercado (comprar valor)
Inovação aberta caminhando junto com competitividade e sustentabilidade
Fortalecer e aumentar a credibilidade do nosso segmento
Crescimento dos Compósitos termoplásticos e processos/materiais híbridos
Aprender a cooperar e compartilhar conhecimento, mercado e resultado.

Gilmar Lima
G12 Innovation

Compósitos são polímeros (resinas) reforçadas ou não com fibras de vidro, carbono, aramida, basalto e natural. Os mais comuns são os compósitos com resina poliéster reforçada com fibra de vidro.

Leave a Comment

G12 INNOVATION
Rede de conhecimento especializada no desenvolvimento de mercados, produtos e negócios, com foco em inovação e geração de valor por meio de práticas de gestão diferenciadas, eficientes e mais humanizadas.

ENTRE EM CONTATO
Rua Barão do Cerro Azul, 952 | sala 03 | Centro
São José dos Pinhais, PR
CEP: 83005-430
+55 41 987957272
silmara@g12innovation.com.br