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Existem várias metodologias para realizar o Valuation de uma empresa, como Fluxo de caixa descontado (FCD), múltiplos de mercado a partir do EBITDA, Contábil com base no patrimônio Líquido, de Liquidação, pré e pós-investimento e vários outros. Não existe um modelo padrão, ou melhor metodologia, pois existem muitas variáveis dentro de cada negócio, como modelo do negócio, rentabilidade, sinergias pós-aquisição, know-how, pessoas, governança, capilaridade, diferenciais competitivos, valor da marca, canais de venda, compromissos de sustentabilidade, e vários outros. Muitos segmentos criam sua própria forma de valorização como supermercados, empresas de inovação e Tecnologia e etc.
Com certeza a metodologia é importante para alinharmos as expectativas dos compradores e vendedores, entretanto tão importante como a metodologia, é conhecer o seu negócio com “olhar” mais amplo e crítico. Escolher muito bem o perfil dos compradores que possam “perceber valor e sinergias” do seu negócio (tangíveis e intangíveis) e que possam continuar e impulsionar o seu legado e propósito.
Resumindo, o valor de uma empresa está atrelado as nossas escolhas internas e externas e quanto geramos de valor percebido pelo mercado.